Neste tutorial você confere como aplicar a ferramenta Timer Café em sua empresa para controlar locações de máquinas, venda de produtos e demais serviços
Ao longo do tempo, Lan Houses e Cyber Cafés mostraram-se não somente uma forma rápida de promover a inclusão digital por um preço acessível, mas também um ótimo negócio para aqueles que desejam trabalhar por conta própria. Para obter sucesso neste ramo concorrido de prestação de serviços, é preciso investir no conforto do cliente e também na gestão de custos, produtos e serviços.
Dentre as milhares de ferramentas disponíveis para a administração de Lan Houses, existem produtos totalmente gratuitos, como o Timer Café - Gerenciador de Lan House e Cyber Café Free
, que vão muito além de simplesmente controlar o tempo em que os clientes permanecem nas máquinas. Instalar uma solução como esta tende a ser relativamente simples, mas ainda assim existem alguns detalhes que podem atrapalhar todo o processo.
Um sistema completo para gerenciar Lan Houses, Cyber Cafés e redes acadêmicas
Preparando o Ambiente para o Timer Café
O segundo endereço IP da rede pode ficar para o servidor da ferramenta
Para esta configuração simples, vamos adotar como padrão para a rede os endereços na faixa de 192.168.0.1 até 192.168.0.254. Em uma rede comum, normalmente o roteador recebe o endereço com final 1, por ser o ponto de ligação entre a rede local e a Internet. Seguindo esta tendência, podemos utilizar o endereço 192.168.0.2 para o servidor do Timer Café e o restante de forma sequencial para as demais máquinas.
Depois de atribuir o endereço para a estação servidor e outras máquinas, já podemos partir efetivamente para a instalação do Timer Café em todo o ambiente.
Instalação do servidor
Terminado o download do Timer Café - Gerenciador de Lan House e Cyber Café Free
![Patrocinador Patrocinador](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_st8YDt8Ya5tetqptkLGFWwOZZ-B08ruXYYvw0OYga5yR4X0ZEl2pY7oOpMdn-ppn5l1sctv31AtADi8x_lAZwxnmnszda-ayA5urkqndVrtzppvmxXLq_gTYeWAf4I411z9VQvv7ikFg=s0-d)
, é preciso descompactar o seu conteúdo, obtendo assim o acesso aos arquivos Cliente e Server, utilizados para configurar respectivamente as estações clientes e o servidor da ferramenta. Prossiga executando o arquivo Server na máquina que será utilizada como servidor, dando início ao rápido processo de preparação dos arquivos.
O pacote já traz os arquivos necessários para instalar o Cliente e o Servidor
Finalizada a instalação da ferramenta, será adicionado à área de trabalho o atalho Administrador, utilizado para prosseguir com a configuração da ferramenta e, posteriormente, acessar o painel de administração. Logo na primeira abertura, são solicitadas as principais informações referentes à sua configuração, o tipo de empreendimento, modalidade de cobrança e vários outros detalhes.
O tipo de estabelecimento escolhido altera vários comportamentos da ferramenta
O Timer Café oferece a possibilidade de detectar automaticamente as outras máquinas ligadas na rede, ou então, cadastrar um determinado número de máquinas a partir do endereço IP atual do servidor. É importante lembrar que para este passo funcionar corretamente, os endereços das máquinas já precisam estar devidamente fixados e o firewall dos Windows liberado.
Aproveite a configuração automática para simplificar o processo
Um dos itens mais importantes durante a configuração inicial é a escolha do preço que será adotado para a hora de utilização, existindo para o utilizador ainda a possibilidade de controlar o uso por cotas de tempo e até mesmo deixar as máquinas totalmente livres. Mesmo que opte pela última alternativa, é possível se beneficiar do amplo conjunto de restrições de segurança e do suporte remoto proporcionado pelo aplicativo.
Fique atento ao modo de tarifação escolhido
Depois de configurar os aspectos mais técnicos da solução, é apresentada uma lista para adicionar os usuários que terão permissão de manipular o sistema, devendo para um deles ser atribuído um perfil de acordo com suas funções. Obrigatoriamente devemos cadastrar um administrador logo nos primeiros momentos, o usuário capaz de alterar configurações avançadas do aplicativo e do ambiente como todo.
Nesta tela é possível cadastrar os usuários administrativos do sistema
Preparando as estações cliente
Depois de instalar o cliente, precisamos inserir o endereço IP da máquina que está rodando o servidor
Ao terminar a instalação do cliente, é exibida na tela uma guia de configuração rápida com os parâmetros necessários para o funcionamento do programa, destacando-se nesta categoria o endereço IP do servidor e a senha utilizada para habilitar o modo de manutenção local da máquina. Esta senha local nos permite, por exemplo, acessar as configurações do Windows sem precisar do servidor.
É extremamente importante definir uma senha segura para a manutenção das estações
Depois de configuradas estas duas informações, o restante das opções que surgem dizem respeito somente à personalização dos dados exibidos para os clientes. Neste momento, já é possível liberar o acesso de um cliente cadastrado para a máquina, simplesmente fornecendo seu nome de usuário e o código criado no momento do cadastro.
Agora os clientes já podem utilizar a estação recém-configurada!
Conforme a imagem acima, para acessar a guia de configurações locais da máquina, basta pressionar a tecla F12 e inserir a senha de administração local configurada. Esta ação, normalmente, não fará parte do dia a dia, pois as restrições de acessos, configurações, permissões para execução de programas e acesso a sites são feitos direto no painel do servidor do Timer Café.
Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/instalar-software-gratis-lan-houses-cyber-cafes-redes-academicas.html#ixzz1etoTrFQf
Nenhum comentário:
Postar um comentário