O programa de e-mail e calendário da Microsoft deveria facilitar sua vida, e não fazê-lo passar a noite em claro. Veja como resolver cinco problemas comuns.
Se você é como eu, usa o Microsoft Outlook para gerenciar seu e-mail, seus compromissos, seus contatos e listas de afazeres. Em outras palavras, para gerenciar sua vida profissional. Portanto, quando ele não funciona da forma como deveria, sua vida se torna um pesadelo.
Mas estou aqui para ajudar. A seguir estão as soluções para cinco problemas comuns, porém sérios, do Microsoft Outlook. Vou mostrar o que fazer se seu arquivo de e-mails ficar grande demais, porque você parece estar mandando spam para seus amigos, como ler as mensagens em mais de um computador e como fazer backup e restaurar os dados do Outlook, bem como mostrar com convencer o programa a mostrar as informações sobre seus contatos que você realmente quer ver.
As dicas foram testadas no Outlook 2007 e 2010, mas com um pouco de criatividade também podem ser adaptadas para versões anteriores.
1. Seus dados sumiram!
O arquivo de dados do Outlook (chamado Outlook.pst) guarda um monte de informações, incluindo seus e-mails, seus contatos e compromissos da agenda. Se algo destruir ou corromper este arquivo, você terá problemas. E como o programa lida com ele de uma forma própria, sua rotina regular de backup (você tem uma, certo?) pode não estar protegendo estes dados.
O primeiro passo é encontrar o arquivo e se certificar de que você está fazendo backup dele. No Outloook 2007 selecione o menu Ferramentas / Configurações de Conta para abrir a janela Configurações de Conta. Na versão 2010 o caminho é o menuArquivo, depois Informações / Configura ções de Conta e Configurações de Conta de novo (sim, é redundante).
Clique na aba Arquivos de Dados. Selecione o item correspondente à sua caixa de correio na lista e clique no botão Abrir pasta (na versão 2007) ou Abrir local do Arquivo (na 2010). Uma janela do Windows Explorer irá surgir, mostrando a pasta onde o Outlook armazena seus dados.
Para fazer um backup, feche o Outlook mas mantenha a janela do Explorer aberta e copie todo o conteúdo da pasta para um HD externo. Melhor ainda, anote o caminho até a pasta e certifique-se de que seu utilitário de backup também está copiando ela.
De posse de um backup, veja como fazer quando o pior acontecer e você perder seus dados:
» Reinstale o Outlook e siga o assistente de configuração. Isto irá criar um novo arquivo de dados, porém vazio.
» Com o programa aberto, abra o Assistente para Importação e Exportação. No Outlook 2007 selecione o menu Arquivo e Importar e Exportar. Na versão 2010 clique na aba Arquivo e em Abrir/Importar.
» No assistente, selecione a opção Importar de outro programa ou arquivo e clique em Avançar.
» Quando o assistente perguntar o tipo de arquivo, selecione Arquivo de Pasta particular (.pst) no Outlook 2007, ou Arquivo de Dados do Outlook (.pst) no Outlook 2010.
» Na página seguinte do assistente, clique no botão Procurar e encontre a cópia de segurança de sua pasta do Outlook. Selecione o arquivo de dados, chamado Outlook ou Outlook.pst
» Prossiga com o assistente, selecionando as opções Pastas Pessoais, marque Incluir subpastas e clique em Finalizar para começar a importação dos arquivos.
» Com o programa aberto, abra o Assistente para Importação e Exportação. No Outlook 2007 selecione o menu Arquivo e Importar e Exportar. Na versão 2010 clique na aba Arquivo e em Abrir/Importar.
» No assistente, selecione a opção Importar de outro programa ou arquivo e clique em Avançar.
» Quando o assistente perguntar o tipo de arquivo, selecione Arquivo de Pasta particular (.pst) no Outlook 2007, ou Arquivo de Dados do Outlook (.pst) no Outlook 2010.
» Na página seguinte do assistente, clique no botão Procurar e encontre a cópia de segurança de sua pasta do Outlook. Selecione o arquivo de dados, chamado Outlook ou Outlook.pst
» Prossiga com o assistente, selecionando as opções Pastas Pessoais, marque Incluir subpastas e clique em Finalizar para começar a importação dos arquivos.
2. Seu arquivo de dados ficou grande demais
Se o Outlook está se arrastando, provavelmente é hora e colocar o arquivo de dados em um regime. Por padrão o Outlook 2007 pode lidar com um arquivo de até 20 GB, e o Outlook 2010 até 50 GB. Estes limites podem ser ampliados mas, francamente, você terá desempenho melhor se diminuir o tamanho do arquivo.
Encontre o arquivo de dados (seguindo a dica anterior) e verifique seu tamanho (clique nele com o botão direito e selecione o item Propriedades... no menu). Faça isso novamente para acompanhar as mudanças no tamanho à medida em que segue as sugestões abaixo:
Vamos começar compactado o arquivo. No Outlook 2007 clique no menu Arquivo e em Gerenciamento de Arquivo de Dados... Selecione sua caixa de correio, clique em Configurações e em Compactar Agora. No Outlook 2010 clique na aba Arquivo, em Informações, em Configurações da Conta, e de novo em Configurações da Conta. Clique na aba Arquivos de Dados na janela que surge. Selecione o arquivo correspondente à sua caixa postal, clique em Configurações, na aba Avançado, no botão Configurações de Arquivos de Dados do Outlook e em Compactar Agora.
Se a redução no tamanho do arquivo não for suficiente, experimente arquivar as mensagens e compromissos antigos, o que irá movê-los para um outro arquivo .pst (o padrão é archive.pst). No Outlook 2007 clique no menu Ferramentas e em Opções. Clique na aba Outras e no botão AutoArquivar. No Outlook 2010 clique na aba Arquivo e em Opções. Agora clique em Avançado e no botão Configurações para AutoArquivar. Lá você encontrará várias opções do que arquivar.
Você também pode arquivar os itens antigos imediatamente, em vez de esperar pela próxima vez em que isso aconteça automaticamente. No Outlook 2007 selecione Arquivo / Arquivo Morto. No 2010 clique na aba Arquivo e então em Informações. Clique no botão Ferramentas de Limpeza, e então em Arquivar.
O Outlook tem mais ferramentas para ajudar na organização. Na versão 2007 clique no menu Ferramentas e em Limpar Caixa de Correio para encontrá-las. No Outlook 2010, clique no menu Arquivo, em Informações e no botão Ferramentas de Limpeza, e então em Limpar Caixa de Correio.
Após fazer todo o possível para arquivar e limpar seus dados, o arquivo Outlook.pst vai continuar com o mesmo tamanho, mas terá uma quantidade considerável de espaço vazio. Compacte-o novamente para colher os frutos de sua faxina.
3. Você está enviando spam para seus amigos
Seus contatos podem estar recebendo mensagens indesejadas que parecem estar vindo de você. Não se preocupe: provavelmente não é você quem está enviando spam, nem seu Outlook. Lembre-se que o programa e sua conta de e-mail são coisas separadas, e que você apenas usa um para acessar o outro.
O mais provável é que algum spammer tenha pego sua conta “emprestada” para envio de mensagens. Para tê-la de volta sob seu controle, experimente mudar sua senha (e use uma senha forte). Se for esse o motivo e você conseguir mudar a senha, então o problema está resolvido.
Mas se você não consegue se logar ou mudar a senha, a conta provavelmente foi invadida, e você deve contatar seu provedor de e-mail para saber como reavê-la. GMail, Hotmail e Yahoo tem um passo-a-passo do que é necessário para isto.
Uma conta invadida não é a única possibilidade. Um PC infectado com malware e acesso à sua conta de e-mail pode ser tornar parte de uma “botnet” para envio de spam. Para saber se seu computador foi afetado, faça uma varredura com um utilitário de segurança diferente de seu antivírus usual. O Anti-Malware Free da Malwarebytes, o SuperAntiSpyware Free Edition e o AVG Rescue CD geralmente fazem um bom trabalho.
Se seu computador não for o culpado, o de um amigo pode ser. Especialmente se ele e as pessoas recebendo spam vindo de “você” se conhecem. Malware pode forjar endereços de remetente nas mensagens enviadas, e geralmente escolhe um endereço aleatório na lista de contatos do PC infectado. Se os amigos que estão reclamando fazem parte do mesmo grupo social, sugira que eles também verifiquem seus PCs em busca de malware.
4. Mensagens do PC do trabalho não aparecem em casa
Se você tem o Outlook instalado em dois computadores e tentar baixar mensagens da mesma conta em ambos, provavelmente terá problemas. As mensagens que você baixar em um lugar provavelmente não estarão disponíveis no outro.
Há uma grande variedade de soluções para isto, mas a mais simples é mudar a forma como o Outlook acessa suas mensagens. Se você usa o protocolo POP3 (o padrão no Outlook) o programa irá baixar novas mensagens e apagá-las da caixa de correio no servidor. Você pode dizer ao Outlook para não apagar as mensagens, mas isso causa seus próprios problemas.
A melhor solução é mudar a forma de acesso às mensagens e usar o protocolo IMAP, que sincroniza as mensagens em um servidor com as que estão no Outlook. Assim sua caixa postal será a mesma não importa em qual computador (ou smartphone) você acessá-la.
Infelizmente não dá pra alterar uma conta existente e modificar o protocolo, você precisa criar uma nova conta, o que é feito na janela Configurações de Conta: no Outlook 2007 selecione o menu Ferramentas / Configurações de Conta. No 2010 clique no menu Arquivo, em Informações, em Configurações de Conta e novamente em Configurações de Conta.
Clique na aba E-mail e no botão Novo. Na primeira página do assistente escolha a opção Microsoft Exchange, POP3, IMAP ou HTTP, clique em Avançar e na seguinte marque o item Definir manualmente as configurações do servidor ou tipos de servidor adicionais. Quando chegar à parte que pede Informações do Servidor, indique IMAP em Tipo de Conta. Peça as outras informações (como os nomes dos servidores de entrada e saída) ao seu provedor.
Claro, esta dica só funciona se seu servidor de e-mail suportar o protocolo IMAP. Novamente, verifique com o provedor para descobrir.
5. Estes não são os contatos que eu queria.
Você procura em seus contatos, mas não encontra a informação de que precisa. Sim, você consegue ver nomes e números de telefone, mas não consegue acessar dados como a cidade onde uma pessoa mora sem fazer esforço extra.
Veja a seguir como mudar a forma como o Outlook mostra as informações de contato. As instruções são completamente diferentes no Outlook 2007 e 2010.
Outlook 2007
No painel Contatos na lateral esquerda, sob Modo de Exibição Atual, escolha o modo que mais lhe agrada. Depois clique no link Personalizar Modo de Exibição (último item da lista de modos). Na janela que surge, clique no botão Campos para escolher quais campos você quer que seja exibidos ou não, e em que ordem.
Outlook 2010
Clique na aba Exibição na barra de ferramentas, e então em Alterar Modo de Exibição (o ícone mais à esquerda). Escolha o modo de exibição que mais lhe agrada. Clique em Configurações de Exibição e, na janela que surge (chamada Configurações de Exibição Avançadas) clique no botão Colunas. Na janela Mostrar Colunas escolha quais campos quer exibir, e em que ordem.
Mais uma coisa
Algumas pessoas se confundem sobre qual Outlook estão usando. Talvez você já tenha ouvido falar que ele pode ser usado para gerenciar tarefas e compromissos, mas não consegue encontrar estes recursos em seu programa.
A resposta é fácil: você provavelmente está usando o Outlook Express, um outro programa de e-mail da Microsoft. O Outlook do qual falamos neste artigo é parte do Microsoft Office e lida com contatos, e-mail, calendários e mais. O Outlook Express só lida com e-mail.
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